5 remédios caseiros para afta no céu da boca [Incrível!]

Aftas no céu da boca são bastante irritantes. Além de prejudicar a alimentação, elas impedem atividades simples como o ato de falar, beijar, ingerir líquidos e até mesmo conservar a língua dentro da boca.

Apesar de ser uma lesão relativamente simples, não há um remédio farmacológico que resolva de vez ou previna o surgimento da afta. A boa notícia é que existem maneiras caseiras de acelerar o processo de cicatrização da ferida.

No artigo de hoje você vai conhecer 5 remédios caseiros para tratar a afta no céu da boca. Se você está passando por um problema parecido, não pode perder estas dicas fantásticas.

remédio para afta no céu da boca

O que é e como surge a afta no céu da boca

As aftas são feridas pequenas, arredondadas, esbranquiçadas ou amareladas que surgem na região interna da boca. Elas podem aparecer na parede interna das bochechas e lábios, na língua, gengiva e no céu da boca.

As aftas não são contagiosas e, geralmente, desaparecem em até duas semanas depois do surgimento. Não deixam cicatrizes e são benignas em quase todos os casos. Apenas quando são conseqüência de outras doenças é que precisam de um cuidado mais especializado.

As causas para afta no céu da boca e em outras partes desta região são muitas. Algumas delas são:

  • Refluxo gastrointestinal
  • Estresse emocional
  • Deficiência de vitaminas do complexo B, ácido fólico, zinco e ferro entre outras
  • Traumas, agressões sofridas pela boca inclusive durante a escovação
  • Alergias a certos alimentos ou ingestão exagerada de substâncias ácidas
  • Problemas hormonais
  • E, como falamos, as aftas podem ser um sintoma de doenças que atacam o sistema imunológico como o HPV, por exemplo.

5 remédios para afta no céu da boca

afta no ceu da boca

Não há cura definitiva para a afta, até porque as causas são muitas e é difícil combater todas elas. Os remédios existentes nas farmácias são voltados para a aceleração da cicatrização da afta e alívio de dores como pomadas e anestésicos.

As nossas dicas são de remédios caseiros que também promovem a diminuição das dores e da inflamação e curam a afta com mais rapidez.

  • Enxaguante caseiro bucal

A receita é simples, muito conhecida, fácil de fazer e promete ótimos resultados em poucos dias. Você vai precisar misturar uma colher de bicarbonato de cálcio com um pouco de água oxigenada e meio copo de água filtrada.

Esta mistura deve ser usada para fazer bochechos até 4 vezes ao dia. Esta receita é bastante eficiente para aftas no céu da boca, pois o líquido se espalha fácil e atinge todas as áreas da cavidade bucal.

  •  Babosa

A babosa ou aloe vera, como também é conhecida, também dá resultados rápidos. Basta retirar aquele gel que se forma dentro da folha da babosa, acrescentar água morna e passar na ferida.

  • Chá de camomila e de alfavaca

As propriedades calmantes do chá de camomila são eficientes também para aliviar as dores e o inchaço causados pelas aftas. O chá de alfavaca ou manjericão também tem propriedades analgésicas e pode ser utilizado.

Basta preparar o chá para uso normal e bebê-lo ou aplicá-lo sobre a lesão. É importante usá-lo sem o acréscimo de açúcar.

  • Água morna com sal

Esta receita talvez seja a mais tradicional e conhecida para tratar as aftas. O sal mata os germes reduzindo inflamação e, como conseqüência, as dores. Também acelera a cicatrização. Pode arder um pouco, mas vale a pena.

  • Leite de magnésia

O leite de magnésia pode ser acrescentado à mistura da água com água oxigenada ou pode ser usado diretamente na afta fazendo bochechamento do remédio. Depois, é só cuspir o líquido.

Além das receitas caseiras, existem muitas plantas medicinais que ajuda nas aftas com propriedades analgésicas e cicatrizantes que você pode usar para tratar a e acelerar a cura destas lesões, incluindo as aftas do céu da boca.

Dicas para prevenção e cuidados com a afta

curar afta no ceu da boca

Além de usar os remédios caseiros listados acima, siga as nossas dicas para prevenir e lidar melhor com as aftas no céu da boca.

  • O gelo também pode aliviar as dores das aftas. Envolva uma pedra de gelo em um pano limpo e ponha sobre a área afetada.
  • Mantenha a sua higiene bucal em dias. Escove os dentes após as refeições, use fio dental e faça visitas regulares ao dentista.
  • Consuma alimentos que protejam o seu sistema imunológico como frutas cítricas, ricas em vitamina C, leite e derivados que possuem vitaminas do complexo B.
  • Reduza ingestão de alimentos ácidos, gordurosos e apimentados

As aftas no céu da boca são muito comuns e são muito fáceis de serem tratadas. Muitas vezes se curam sozinhas, dentro do prazo já esperado para a sua cicatrização.

Também pode interessar:

No entanto, é preciso ficar atento para aquelas feridas que demoram a sarar, são recorrentes, são exageradamente grandes e apresentam outras alterações que chamem atenção. Em alguns casos, as aftas podem ser indicação de doenças graves como o câncer de boca. Fique atento.

Créditos: Saúde Vital

<< veja todos remédios caseiros

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *