Remédio Caseiro Para Tosse Seca Alivio Imediato

Quem nunca ficou chateado quando aquela irritante tosse vem e atrapalha por demais os nossos afazeres? É até desagradável quando estamos preparando uma comida ou mesmo numa condução e ter uma crise de tosse. Essa condição limitante além de incômoda pode ser perigosa quando negligenciada, por isso, hoje falaremos de um remédio caseiro para tosse seca e que proporcionará alívio imediato dos sintomas.

Interessou? Continue prestigiando o artigo e saiba de todos os detalhes que aliviarão de vez esse terrível incômodo.

remedio caseiro para a tosse seca

O que é a tosse em si?

A tosse nada mais é do que uma defesa do organismo para expulsar do aparelho respiratório (nariz, garganta, pulmões) determinados micro-organismos que estejam atrapalhando o bom funcionamento das vias aéreas.

E dessa forma, o organismo ira agir de forma diferente para cada tipo de tosse. Você sabe como identificá-la?

Identificando o tipo de tosse

Antes de falarmos desse poderoso remédio caseiro que indicaremos com muito carinho, é muito importante que você saiba identificar corretamente o tipo de tosse que está sentindo. Em geral ela pode ser seca ou com catarro.

A tosse seca

A tosse seca é caracterizada pelo movimento de tosse que acomete o doente, porém sem nada para expectorar. Em geral, esse tipo de tosse causa muita irritação na garganta, sendo algo bastante incômodo de se lidar.

Primeiramente, é fundamental informar que se esse tipo de tosse for persistente (algo em torno de duas semanas), a pessoa deverá procurar a orientação urgente de um pneumologista, para que este possa descartar ou não a possibilidade de uma pneumonia.

Se essa tosse seca for daquelas que pioram quando a noite chega, então é bem possível que se trate mesmo de uma reação alérgica.

Sendo assim, a pessoa deverá tentar identificar dentro de sua casa o que pode estar lhe causando a alergia, para poder então afastar tal objeto da residência, pois do contrário ela sempre estará se manifestando.

O remédio caseiro para tosse com alívio imediato

Muitas pessoas preferem alternativas caseiras e naturais no tratamento de diversos males, pois todos sabem que os remédios da medicina tradicional podem ser muito eficientes, mas muitas vezes como o povo diz: “conserta uma coisa e estraga outra”.

Por isso, optamos por trazer até vocês, estimados leitores, uma das melhores receitas de remédio caseiro para tosse seca que certamente lhe proporcionará alívio imediato: o xarope caseiro de mel, limão e própolis.

Esse xarope, cuja formulação é bastante tradicional, é bastante eficaz, pois trará alívio a terrível sensação de irritação na garganta, hidratando-a.

Itens necessários para o preparo do xarope

Para fazer corretamente esse xarope será necessário um frasco de vidro e sua respectiva tampa (note que não pode ser de plástico), oito colheres de sopa de mel tradicional, oito gotas de extrato de própolis (que pode ser encontrado em qualquer casa de artigos naturais) e o suco de um limão médio.

Não esqueça de higienizar o melhor que puder o frasco de vidro, de preferência esterilizando-o, já que não estamos a falar de uma bebida qualquer, mas sim de um remédio que terá ação ativa no agente causador do mal.

Como fazer o xarope para a tosse?

Após certificar-se que o frasco está bem limpo, coloque nele os ingredientes na seguinte ordem: primeiro o mel, depois o suco de limão e por último as gotas do extrato de própolis.

Com a ajuda de uma colher, mexa bem até que se forme uma mistura homogênea. Lacre e aguarde aproximadamente 20 minutos para que dê tempo da mistura assentar, depois já poderá fazer uso de forma regular.

Como tomar o xarope?

Esse xarope natural não possui contraindicações, por isso pode ser tomado entre três a quatro vezes ao dia. Dependendo, se a irritação for constante, a pessoa poderá utilizá-lo sempre que sentir esse incomodo na garganta até que os sintomas desapareçam de vez. Mas como já mencionamos acima, caso a tosse seca persista por mais de duas semanas é recomendável a orientação de um médico.

Apesar de não possuir contraindicações, por conter mel os diabéticos deverão ter cuidado ao utilizar esse xarope. Em caso de dúvidas a esse respeito, consulte seu médico endocrinologista para informações mais seguras.

Propriedades do xarope de mel, limão e própolis

Esse incrível xarope é excelente para o tratamento da tosse seca e não é a toa! Isso porque melhora a imunidade do organismo por conta da ação da vitamina C contida no limão, hidrata e traz alívio imediato por causa das propriedades do mel e trata efetivamente, pois o própolis é um poderoso remédio natural com ação anti-inflamatória.

Ou seja, todos esses elementos juntos formam a combinação natural perfeita para solucionar a tosse seca simples. Que em pouco tempo desaparecerá com seu uso diário.

Links úteis:

Considerações finais

A tosse seca pode ser provocada de várias maneiras, por isso é sempre bom termos uma solução caseira que possa ser utilizada rapidamente, mas não descartando uma orientação médica caso os sintomas persistam.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 4,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *