Receita de soro caseiro

O soro caseiro é muito nutritivo e pode ser a nossa salvação quando sofremos com uma daquelas viroses que provocam diarreias e vômitos muito fortes. Ele ajuda o corpo a recuperar a sua força e a repor os nutrientes que acabou perdendo. Por esse motivo é muito importante saber como fazer receita de soro caseiro.

Médicos da área muitas vezes dizem que o soro caseiro é mais recomendado do que aquele que vende em farmácias. Isso porque não possui nenhum ingrediente forte que vá machucar o estômago nesse momento em que ele já está tão sensível.

A receita de soro caseiro é muito simples, só vai ingredientes que todos nós possuímos em casa, e pode ser a sua salvação se estiver sentindo uma fraqueza muito grande ou até mesmo sofrendo de sintomas de desidratação.

receita soro caseiro

Receita de soro caseiro: ingredientes e medidas

Para fazer o soro caseiro existem duas receitas padrões da UNICEF, que devem ser seguidas corretamente e minunciosamente, pois o soro, se preparado da maneira errada, pode até mesmo causar convulsões, principalmente em crianças.

Receita de soro caseiro 1: para render um litro

  • Um litro de água filtrada ou fervida
  • 1 colher de sopa bem cheia de açúcar ou duas colheres rasas
  • 1 colher de café de sal (mais ou menos 3,5 gramas)

Receita de soro caseiro 2: um copo

  • 2 medidas rasas de açúcar usando o lado maior da colher padrão
  • 1 medida rasa de sal, usando o lado menor da colher padrão
  • 1 copo de 200 ml de água filtrada ou fervida

A colher padrão para fazer soros é aquela que possui recipientes nas duas pontas, uma com um recipiente maior e outro menor.

»» Chá para acabar com a tosse

Modo de preparo do soro caseiro

O modo de preparo do soro caseiro é muito simples, pois não precisa de cozimento. Apenas misture todos os ingredientes até que o açúcar e o sal fiquem bem diluídos na água filtrada.

Na hora de beber fique bem atento ao gosto, pois ele não pode ficar mais salgado que uma lágrima, por exemplo. A bebida deve ser insossa e até um pouco ruim de tomar, porém com toda a certeza o sacrifício vale a pena perante os benefícios que ele acarreta,

Uma receita de soro  feito em casa nunca deve ser reaproveitada de um dia para o outro, por isso recomenda-se que seja feita apenas a quantia que vai ser realmente ingerida. Se você precisar de um tratamento a base de soro caseiro, deve repetir o passo a passo todos os dias, fazendo sempre uma bebida nova e fresca.

»» Remédio Caseiro para dor de dente

Como beber o soro caseiro

Não existe uma medida adequada sobre o quanto de soro você deve beber durante o dia, mas o mais recomendado é que seja mais ou menos a mesma quantidade de líquidos que você perdeu nos vômitos e diarreias.

Essa quantidade deve ser ingerida em pequenos goles, ou seja, não adianta se precipitar e tomar todo o copo em uma vez só, pois se ele for bebido assim não conseguirá executar a sua verdadeira função, além de provavelmente provocar mais náuseas, vômitos e diarreias.

Para crianças, o ideal é que ele seja dado em colheres de sopa, apenas uma por hora, para que elas não fiquem com o intestino e estomago irritados.

Receita de soro caseiro: funcionalidade

O soro caseiro pode servir para devolver a hidratação para o corpo em casos de insolação. Também nos de muita exposição aos raios UV, como em uma praia, por exemplo. Além disso, em casos de desidratação leve, ele também pode ser muito útil. Afinal, ele devolve ao corpo de forma mais ágil os nutrientes e minerais perdidos.

O soro caseiro pode ser dado também aos cães e gatos, por ser natural. Se esses estiverem vomitando muito ou com diarreias, pequenas quantidades durante o dia vão ajudar. Assim, o seu bichinho se recuperará e acabará com aquela fraqueza que esse tipo de doença proporciona.

É importante lembrar que esta receita caseira não vai parar o vômito e a diarreia. Ela vai apenas ajudar o corpo. Assim,  ele não ficará muito fraco com tanta perda de líquidos e nutrientes. Por isso é sempre bom procurar um médico. Ele sim vai indicar os remédios adequados para acabar com a doença de vez.

Receita de soro caseiro: contraindicações

Essa receita de soro caseiro, por ser bastante neutra e não possuir nenhum ingrediente muito diferente. Pode também ser tomada pela maioria das pessoas, não possuindo muitas contraindicações.

Porém, pacientes que sofrem de quadros de diabetes devem evitá-la por causa da quantidade razoável de açúcar. Além de casos de desidratação grave, quando um médico deve ser procurado imediatamente.

Agora que você já sabe dessa receita de soro caseiro não precisa mais sofrer as consequências das terríveis viroses. Assim, pode preparar tudo em casa e se recuperar muito bem daquela fraqueza. Que é inclusive comum depois de muitos vômitos e diarreia.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (333 votes, average: 4,88 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *