Como Tirar Mofo de Roupa Colorida com Bicarbonato

Como Tirar Mofo de Roupa Colorida com Bicarbonato

Uma das perguntas que todas as pessoas se fazem é:

“Como tirar mofo de roupa colorida com bicarbonato?”

Isso porque, quando uma mancha atinge uma roupa colorida, é muito difícil retirá-la sem remover também a cor do tecido porque o produto que costuma ser usado é lixivia e se tem alguma experiência com ela sabe que irá manchar roupa colorida concerteza.

O bicarbonato pode ser muito útil nessas horas, porém, ele deve ser usado da maneira correta.

Se o processo usando bicarbonato for feito da maneira errada, uma mancha pequena e inofensiva pode virar algo irrecuperável, logo, é imprescindível seguir cada um dos passos com muito cuidado, pois só assim sua roupa voltará a ficar como nova e totalmente uniforme.

A resposta da pergunta como tirar manchas de bolor de roupa colorida com bicarbonato varia dependendo do tipo de tecido e se ele deve ser lavado a seco ou não, por isso, analise muito bem a sua roupa antes de começar o processo.

Como Tirar Mofo de Roupa Colorida com Bicarbonato

Roupas Comuns

Se a sua roupa possuir um tecido normal e que pode receber água sem problema algum, siga este processo:

Passo 1: Crie uma pastinha com bicarbonato

O bicarbonato é um removedor de manchas natural e pode ser usado em quase qualquer tipo de tecido, por ser muito suave e não agredir as peças de roupa.

Para criar a pastinha não existe uma medida adequada, pois tudo varia do tamanho da mancha e do quanto você vai precisar para removê-la.

Porém, para começar coloque uma colher de sopa de bicarbonato e duas colheres de sopa de água. Vá mexendo até essa solução obter uma textura um pouco mais leve que a de um creme dental, porém bem consistente e espessa.

Passo 2: Despeje sobre a mancha

Depois que a sua pastinha de bicarbonato estiver pronta, pegue uma colher de alumínio e com as costas dela vá colocando o quanto achar necessário.

Tente não exagerar na quantidade, pois o excesso de bicarbonato pode causar novas manchas ainda piores que a anterior.

Deixe a pastinha agir por 15 minutos na mancha, sem mexer ou esfregar.

como tirar mofo de roupa colorida com bicarbonato

Passo 3: Enxague o bicarbonato

Com muito cuidado para não molhar a roupa inteira e para não levar a pastinha para as outras partes do tecido, enxague-a com água gelada ou em temperatura ambiente (a água quente pode manchar o tecido).

Se o tecido da roupa for muito delicado e você preferir não enxaguar, retire a pastinha com um pano branco umedecido ou uma bolinha de algodão.

Passo 4: Repita o tratamento se necessário

Se no primeiro momento da pastinha ela não foi capaz de remover a mancha completamente ou o resultado não foi aquilo que você esperava, repita a operação.

Caso a mancha seja muito resistente você pode tentar esfregá-la com uma escova de dentes antiga, mas use movimentos circulares e delicados. Fazendo isso, com certeza a mancha de mofo na sua roupa colorida será removida completamente.

Saiba também: Como tirar manchas de caneta da calça jeans

Lavando a Seco

Se uma mancha de bolor surgiu naquela sua roupa especial que tem um tecido delicado e não pode ser lavada na máquina de lavar comum e quiser saber como tirar mofo de roupa colorida com bicarbonato numa lavagem a seco, então veja os seguintes passos:

Passo 1: Aplique o bicarbonato sobre o mofo

Na lavagem a seco você não deve criar a pastinha para remover a mancha. Aplique o bicarbonato em pó sobre ela, espalhando em toda a sua extensão.

Passo 2: Deixe agir

Ao contrário da solução concentrada, o bicarbonato puro em pó precisa de mais tempo para produzir efeitos.

Uma boa ideia é espalhar e deixar agindo durante a noite, por cerca de 12 horas seguidas sem mexer. A roupa deve ficar em um ambiente seco e com temperatura amena.

roupa com bolor

Passo 3: Coloque a roupa no sol

Depois de deixar o bicarbonato agindo durante bastante tempo espane o pó com um pincel, tirando o máximo possível. Depois passe um pano completamente seco para retirar a parte remanescente.

Pegue a sua roupa agora livre das manchas e pendure em um lugar bem fresco e arejado. Assim, ela perderá aquele cheiro característico de mofo. Se o dia estiver ensolarado é melhor ainda, pois ele contribuirá para que a cor da roupa permaneça a mesma.

Esse processo pode ser repetido caso você ache necessário. É preciso saber que na lavagem a seco os resultados podem não ser tão eficazes quando na lavagem com água.

Sabendo dessas dicas de como tirar mofo de roupa colorida com bicarbonato, não perca mais tempo. Dê um jeito agora mesmo naquela peça que você adora, mas que acabou perdendo por causa das “manchas de guarda-roupa”.

E então, já ficou a saber mais sobre como tirar mofo de roupa colorida com bicarbonato, quer sejam elas normais, especiais, numa lavagem a seco, …?

Deixe abaixo nos comentários a resposta à última pergunta junto de alguma duvida ou sugestão com que tenha ficado após a leitura do artigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *