Afinal: como saber se o mel é puro

O mel é um dos alimentos naturais que mais possuem benefícios para a nossa saúde. Por isso, muitas pessoas acabam fazendo-se a pergunta de como saber se o mel é puro . Isso acontece porque o mel industrializado possui elementos que não são assim tão bem-vindos. Logo, optar por aquele natural sempre é a melhor solução.

Além disso, muitas pessoas que buscam por uma vida mais saudável gostam de usar o mel ao invés do açúcar refinado para adoçar seus alimentos. Porém, de nada lhes adianta um mel impuro, que fará tanto mal quanto um açúcar comum.

como saber se o mel é puro

Como saber se o mel é puro: verifique a embalagem

Essa técnica pode parecer boba para você em um primeiro momento. Mas a maioria das indústrias que não vende o mel puro coloca isso em suas embalagens. Pois, se são descobertas pela legislação escondendo essa informação dos consumidores, a pena pode ser tão grande que a empresa teria que fechar as portas.

Por isso, se você é uma daquelas pessoas que quer descobrir como saber se o mel é verdadeiro, verifique bem a embalagem onde está contida a parte dos ingredientes. O mel puro deve conter apenas um ingrediente: mel. Já os impuros contêm também diversas outras coisas, como corantes e aromatizantes.

»» Chá de hibisco emagrece?

Como saber se o mel falso ou verdadeiro: coloque o mel na água morna

Esse é um daqueles testes que toda pessoa pode fazer em casa.

Ele é muito fácil de executar, basta encher um copo com água, pegar uma colher de mel e colocá-la na água.

Se o mel contiver quantidades grandes de xaropes, corantes e aromatizantes, ele vai começar a se dissolver e se soltar da colher, podendo até mesmo deixar a água com um tom terroso. Porém, se ele for puro provavelmente vai grudar na colher. Ou cair de forma dura no fundo do copo, sem se dissolver e se mantendo em sua forma original.

Alguns fabricantes de mel impuro já conseguiram burlar esse teste. Mas, na maioria das vezes ele é 100% eficaz para descobrir se o alimento que você está comprando é natural.

»» Como eliminar moscas de um ambiente

Como saber se o mel é puro: coloque fogo no mel

Calma, não é isso que você está pensando. Acontece que uma das formas mais eficazes para saber se o mel é mesmo puro é verificando se ele possui água em sua composição.

Pegue um algodão e mergulhe no mel, mas tire o excesso do alimento para que não fique muito ensopado. Depois, é só riscar um palito de fósforo e colocar em cima.

Se ele pegar fogo normalmente é porque provavelmente o mel é puro e não possui nem água, nem outro tipo de líquido. Porém, se ele não queimar ou ficar fazendo alguns estalos, o mel foi misturado com outras substâncias também.

Cloque o mel em uma toalha de papel para saber se é puro

Essa dica é muito eficaz para quem quer descobrir como saber se o mel é puro.

Coloque um guardanapo ou papel toalha sobre uma superfície plana e bem sequinha. Depois coloque um pouco de mel em cima. Se o mel for absorvido pelo papel é porque ele não é puro e contém outros líquidos em sua composição. Porém, se ele apenas ficar ali no papel sem mudança nenhuma de estado, o seu mel é completamente puro e veio direto das abelhas.

»» Chá para a tosse

Como saber se o mel é puro: não acredite naquelas informações sobre formatos

Essa é uma dica importante para que você não se iluda com todos os testes. Quando se pesquisa “como saber se o mel é puro”, uma série de sites falam que se o mel puro for colocado em um prato com água, ele assumirá a figura de um hexágono.

Essa teoria não possui fundamento algum. Tanto no sentido de o mel puro assumir uma forma quanto no sentido do mel impuro não ser capaz de fazer isso. Por esse motivo, prefira os testes mais confiáveis.

Uma boa dica para não ficar se perguntando “como saber se o mel falso é comprá-lo diretamente dos apicultores em feiras de produtos rurais, por exemplo. O mel comprado em favos tem mais de 50% de chances de ser puro do que o mel líquido. A explicação? Ele vem direto da colmeia, assim dificilmente será falsificado.

Além disso, é importante saber que o mel líquido sempre granula depois de um tempo. Logo, se você comprou um mel que nunca mudou de forma, a pergunta nem precisa ser feita. É quase certeza que o seu mel possui vários tipos de xaropes e outros aditivos industrializados.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (456 votes, average: 4,67 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *