chá de alecrim

Os benefícios obtidos com o uso do chá de alecrim são conhecidos desde as primeiras civilizações e podem trazer muita saúde para a sua vida. Você já ouviu falar nessas maravilhosas propriedades? Conhece todo o potencial desse chá? Sabe para que serve? Então continue lendo integralmente o presente artigo e conheça agora os principais detalhes.

Além dessa tradição do uso do chá de alecrim, hoje seus feitos não são apenas passados de geração em geração, mas sim comprovados pela ciência, que cada vez mais consegue comprovar através de cuidadosas pesquisas as qualidades do alecrim.

Interessou? Quer conhecer os principais detalhes do chá dessa erva revolucionária? Então prossiga com a leitura.

che de alecrim para que serve

Quais as indicações do chá de alecrim e benefícios?

Como dissemos na introdução desse artigo, o chá de alecrim já era muito utilizado nas antigas civilizações, especialmente: no tratamento de qualquer tipo de infecção, para aliviar problemas de azia e má digestão, como protetor  e estimulador do sistema circulatório, para vários tipos de problema de pele e até mesmo como uma substância benéfica para os problemas de memória.

Hoje sabemos que além de todos os benefícios que já eram comprovados na antiguidade, sabemos que ele é um poderoso remédio atuando diretamente no sistema imunológico, na prevenção contra determinados tipos de câncer, agente ativador do fígado e rins e ainda ajuda na saúde da pele por conta de inibir a produção dos temidos radicais livres.

Quais as principais propriedades do chá de alecrim?

Todos os incríveis benefícios citados no subtópico anterior só são possíveis graças à presença de substâncias muito atuantes no arbusto. Entre as principais propriedades podemos citar: o pineno, a cânfora e o borneol.

Vale lembrar aqui que a maior concentração dessas substâncias está nas folhas, contudo seu caule não deve ser descartado, pois também possui esses valores nutricionais, porém bem menos.

Receita mágica do poderoso chá de alecrim

A receita de chá de alecrim que apresentaremos aqui é bastante simples, mas tem como foco principal manter o máximo possível todas os nutrientes originais, maximizando ainda mais as propriedades curativas do chá.

Para fazer esse chá preste bastante atenção nas instruções que daremos a seguir (ingredientes e modo de fazer) e tome nota já!

Itens necessários:

  • cem gramas de folhas de alecrim,
  • meio litro de água mineral,
  •  filtrada e um limão,

Modo de fazer: numa panela previamente higienizada, coloque para ferver a água e aguarde. Quando ela estiver em ponto de fervura coloque o alecrim e aguarde um pouco até que a coloração da água mude, quando isso acontecer desligue o fogo, tampe a panela e espere até que o líquido fique na temperatura ambiente. Quando esfriar definitivamente pingue algumas gotas de limão no chá, mexa bem e armazene.

Beba meio copo sempre antes das principais refeições durante uma semana de tratamento, depois dê um tempo para não saturar o organismo. Após quinze dias já poderá retornar para mais um ciclo do chá de alecrim.

Links úteis:

Considerações finais

De fato o chá de alecrim é muito útil e contém excelentes propriedades benéficas a saúde, contudo não exagere na dose, pois aquilo que é salutar e remédio pode se tornar até um veneno quando muito concentrado e tomado em demasia. Bom senso é tudo!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...
Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *