Alimentos que ajudam no crescimento

Alimentos que ajudam no crescimento são sempre alvo de pesquisas incessantes especialmente dos pais de crianças e jovens com desenvolvimento de estatura prejudicado. Será que de fato existem alimentos tão poderosos a ponto de interferirem beneficamente no biótipo da pessoa e favorecer o crescimento de alguma forma? Ou será que tais pessoas ficarão reféns dos remédios tradicionais tão cheios de efeitos colaterais?

Sabemos que os problemas de crescimento das crianças e dos jovens afetam por demais a alto estima deles, fazendo com que até mesmo o rendimento escolar caia. Não deixe isso acontecer, tome atitudes preventivas, pesquise com seriedade os verdadeiros alimentos que ajudam no crescimento e não passe por esse problema.

Continue lendo o artigo e conheça os principais detalhes sobre esse tema tão fascinante.

alimentos que ajudam no crescimento

Considerações importantes sobre estatura

Antes propriamente de entrarmos no tema proposto á fundamental que possamos esclarecer algumas coisas que possuem relação direta com esses alimentos.

A primeira questão é ter em mente que a altura está condicionada a genética familiar, portanto se uma pessoa quer ter um crescimento maior, mas toda sua família possui estatura baixa, então é muito provável que ela acompanhe  o ritmo de crescimento dos seus ancestrais, podendo assim, de alguma forma iniciar tratamentos em tenra idade.

Outra informação muito importante é sabermos que normalmente o homem para de crescer por volta dos vinte anos de idade, enquanto que a mulher tem seu ritmo de crescimento quase que finalizado aos quinze.

Alimentos com cálcio

Quando pensamos em alimentos que ajudam no crescimento, muitas pessoas falam logo no cálcio com muita razão. O cálcio ajuda na estimulação, no fortalecimento e, portanto, no crescimento dos ossos dos jovens, fazendo com que possam crescer mais.

Nesse sentido, destacamos os seguintes alimentos campeões de cálcio: vegetais de coloração verde-escua, queijo tofu, leite (e qualquer um dos seus derivados), etc.

Alimentos com vitamina D

O segundo grupo de alimentos mais importantes que ajudam no crescimento são aqueles que fornecem a vitamina D, elemento responsável por fixar melhor o cálcio nos ossos. No entanto, vale ressaltar que a melhor maneira de obter essa vitamina é se expondo aos primeiros raios de sol da manhã (5 minutos).

Quanto aos alimentos que fornecem vitamina D, podemos destacar: peixes em geral, cogumelos, leites, iogurtes e preparados industriais que contenham a vitamina D.

Alimentos com vitamina A

Por fim, destacamos aqueles alimentos ricos em vitamina A, que atua na diferenciação das células ósseas, favorecendo assim o crescimento.

Dentro desse grupo de alimentos ricos em vitamina A, podemos destacar: cenoura, abóbora, goiaba, espinafre e algumas manteigas.

Links úteis:

Considerações finais

Existem vários outros alimentos que ajudam a crescer que também podem contribuir para o crescimento de crianças e jovens que sofrem com o problema da baixa estatura, como aqueles ricos em zinco ou mesmo ácido fólico. Consulte um médico nutricionista e questione-o a respeito de uma dieta balanceada com todos esses alimentos que mencionamos aqui.

Vale considerar também que a pessoa deve buscar uma dieta equilibrada para não ficar focada apenas nos alimentos que ajudam no crescimento em detrimento de outros extremamente fundamentais para o bom funcionamento do organismo.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...
Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *